terça-feira, 22 de março de 2011

PREFEITO DE MANAUS-AM, NÃO RESPEITA TRABALHADORES (MOTO-TÁXI).

                                                 Reunião na Câmara.
Manaus - Depois de receber um grupo de mototaxistas nesta segunda-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Isaac Tayah (PTB), anunciou que a Casa deve votar, na sessão desta terça-feira (22), um projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município que regulamenta a categoria de mototáxis e motoboys. O projeto é de autoria da vereadora Socorro Sampaio.
“Vamos votar amanhã e se houver pelo menos 26 vereadores na Casa, vamos colocar a questão em pauta”, disse Tayah. O presidente da CMM disse também que um outro projeto de Emenda à Loman semelhante ao da vereadora Socorro Sampaio será discutido em breve.
“Este outro projeto de emenda vai colocar em questão o prazo de de pelo menos 180 dias para que a Prefeitura regulamente a categoria do mototaxistas. Caso o prefeito não regulamente, a categoria será regulamentada automaticamente”, disse o presidente do parlamento municipal.
Questionado se a regulamentação não pode vir a prejudicar o modelo de transporte levado pela Prefeitura, Tayah disse que não compete à CMM fazer este tipo de questão. “O trabalho de organizar a cidade é do prefeito, e não nossa”.
Manifestação
Pelo menos 300 mototaxistas realizaram, na manhã desta segunda-feira (21), uma carreata em manifestação pela demora na regulamentação da categoria.
Reunidos na Alameda Cosme Ferreira, próximo ao hospital João Lúcio, na zona leste de Manaus, os mototaxistas seguiram em carreata e foram para a sede da Prefeitura de Manaus, na zona oeste da cidade.
Policiais militares no prédio bloquearam todas as entradas e nenhum representante do prefeito falou com os manifestantes, que decidiram ir para a Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Ao chegar à CMM, uma comissão de mototaxistas foi recebida pelo presidente Isaac Tayah e outros vereadores, entre eles, Jaildo dos Rodoviários, Reizo Castelo Branco, Socorro Sampaio, Gilmar Nascimento e Marcel Alexandre.
Os mototaxistas pediam que os vereadores intercedessem pela categoria junto ao prefeito. Segundo os manifestantes, Amazonino Mendes prometeu, na campanha eleitoral em 2008, que iria regulamentar os mototaxistas. Agora, de acordo com eles, o prefeito diz que vai extinguir a categoria.
Em Manaus, aproximadamente 12 mil mototaxistas filiados à mais de vinte associações diferentes atuam nos bairros da cidade. A manifestação irá oferecer como proposta aos vereadores a possibilidade de reduzir esse número para quatro mil moto-taxistas regularizados.
"Precisamos de uma resposta concreta do prefeito Amazonino Mendes. No início do mandato dele, ele disse que nós estaríamos regulamentados, e hoje nós nem mesmo sabemos se ele vai continuar na prefeitura", comenta o presidente do Sindicato dos Moto-Taxistas de Manaus (SindManaus), Marly Jader.
De acordo com Marly, outros 300 moto-taxistas já esperavam nas imediações da CMM aguardando a chegada da carreata. "Nosso movimento será ordenado. Precisamos mostrar que somos profissionais para a sociedade. Chega de comparar moto-taxistas com baderneiros. Somos profissionais", desabafa, Marly Jader.
Além da carreata de hoje, os moto-taxistas decidiram aderir à manifestação dos taxistas que irá ocorrer na manhã desta terça-feira (22), que ainda vai contar com a participação dos rodoviários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário